CECON

Bombeiro Civil | Três Corações

Curso de Qualificação Profissional de Bombeiro Civil no CECON TRÊS CORAÇÕES

 

:: Aprenda como atuar na prevenção e no combate ao incêndio e outras emergências, abandono da área de risco e suporte emergencial à vida;

:: Gerencie os equipamentos de resposta a emergência disponibilizados;

:: Inspecione e controle os riscos provenientes das atividades desenvolvidas no local;

:: Coordene as brigadas nas respostas às emergências, dentre outras atividades.

 

O mercado de trabalho exige qualificação!

:: Faça já a sua pré-inscrição ::

#escolhacecon

 

Carga Horária: 210h
Pré - requisitos: Ensino fundamental Concluído. Acima de 18 anos.

 

MERCADO DE TRABALHO

O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:

Identificar riscos de incêndios e de acidentes com produtos perigosos, valendo-se de ferramentas de análise, no intuito de minimizá-los ou eliminá-los.

Inspecionar e testar regularmente equipamentos de combate a incêndio, equipamentos e locais de risco, bem como rotas de fuga, valendo-se de instruções constantes nas normas pertinentes, a fim de mantê-los em adequadas condições de funcionamento.

Responder a emergências selecionando e operando equipamentos adequados e coordenando equipes de brigadistas e socorristas, para evitar ou minorar perdas de vidas e bens patrimoniais e ambientais.

Atuar na regularização da edificação ou área de risco junto aos órgãos públicos e/ou seguradoras, interpretando projetos legais, verificando sua adequação à realidade do local e acompanhando inspeções.

Realizar técnicas de primeiros socorros conforme instruções da NBR14608/07, para minimizar sofrimentos e sequelas da vítima e entregá-la aos cuidados médicos nas melhores condições possíveis


PÚBLICO-ALVO

Pessoas que desejam habilitar-se como bombeiro civil, capacitando-se a prestar serviços de prevenção e atendimento de emergências e atuando na proteção à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio, em uma planta ou evento; e que declaram possuir plenas condições de saúde física e psicológica para fazer o Curso.

 

LEIS E NORMAS QUE REGULAMENTAM A PROFISSÃO DE BOMBEIRO CIVIL

Hoje as principais Leis e normas que regulamentam a profissão de Bombeiro Profissional Civil são:

A Lei Federal nº 11.901 de 12 de Janeiro de 2009;

Portaria Nº 397 de 09 de outubro de 2002,

Lei n.º 8.078 de 11 de setembro de 1990, CDC ( Código de Defesa do Consumidor);

Normas Brasileiras Regulamentadoras expedidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) - CB 24; (Comitê Brasileiro de segurança contra incêndio).


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Quanto à formação deve atender os seguintes temas:

I- Prevenção e Combate a Incêndio - 28 horas;

II- Equipamentos de combate a incêndio e auxiliares - 27 horas;

III- Atividades operacionais de bombeiro profissional civil - 9 horas;

IV- EPI e EPR - 15 horas;

V- Salvamento terrestre - 46 horas;

VI- Produtos perigosos - 18 horas;

VII- Primeiros socorros - 59 horas;

VIII- Fundamentos em análise de riscos - 8 horas.

 

METODOLOGIA

O curso prevê exposições dialogadas com apoio de slides, discussão de vídeos, simulações, treinamento prático e pesquisas individuais e em grupos, além da apresentação de trabalhos. O Curso de Formação de Bombeiro Civil é um curso profissionalizante que atende aos descritos da NBR 14.608 Bombeiro Profissional Civil. Além de formação sólida como Bombeiro Civil, o aluno também recebe treinamento de APH / Resgate e Primeiros Socorros para estar apto a agir em qualquer tipo de ocorrência. Ao término do Curso, o aluno deverá passar por um campo prático onde, através de simulações, poderá testar todos os seus conhecimentos em Atendimento e Combate e vivenciar todas as situações explicadas em sala de aula. O Curso é ministrado pelos profissionais altamente capacitados da Escola de Bombeiros de Minas Gerais e com certificado pela entidade.

 

>> SIM! Eu quero fazer a minha pré-inscrição para o curso profissionalizante de Bombeiro Civil <<

Parceiros

Adastra
SIndvidro