TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE: O QUE ESTUDA, COMO TRABALHA E QUANTO GANHA

Compartilhe:

As atribuições do técnico em meio ambiente se relacionam, principalmente, às  necessidades das empresas de estar em dia com leis ambientais específicas. Por exigência legal, essas empresas devem desenvolver suas atividades causando pouco ou nenhum dano ao meio ambiente.

Se você busca recolocação profissional e deseja se especializar em alguma área, ou decidiu retomar seus estudos após ter se formado no Ensino Médio, este artigo pode te ajudar.

Nele, vamos falar sobre as possibilidades de atuação desse profissional. Vamos, também, mostrar como é o dia a dia de quem já trabalha na área e suas oportunidades no mercado de trabalho. Confira.

O que faz um técnico em meio ambiente

O técnico em meio ambiente atua na organização de programas de educação ambiental, conservação e preservação de recursos naturais, redução, reuso e reciclagem.

Identificando as intervenções ambientais e analisando suas consequências, ele operacionaliza a execução de ações de preservação, conservação e otimização dos efeitos dessas intervenções.

Além disso, o técnico em meio ambiente coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Todo esse processo acontece para que sejam elaborados laudos, relatórios e estudos ambientais para diversas finalidades.

Esse profissional é comumente requisitado por instituições públicas e privadas, além do terceiro setor. Estações de tratamento de resíduos e unidades de conservação ambiental são exemplos de setores que demandam seus serviços.

Se quiser saber mais detalhes sobre as várias possibilidades de atuação de um técnico em meio ambiente, este vídeo pode te ajudar:

O que se estuda em um curso de meio ambiente

Um curso técnico em meio ambiente tem duração média de 18 meses, divididos em 3 módulos:

  • Monitoramento e Supervisão Ambiental

  • Gestão Ambiental

  • Tecnologia Ambiental

Com a possibilidade de serem cumpridas à distância, algumas das matérias comuns na maioria das escolas técnicas, dentro dos módulos citados, são:

  • Legislação Ambiental

  • Tratamento de Água

  • Epidemiologia

  • Avaliação dos Impactos Ambientais

  • Recuperação de Áreas Degradadas

  • Geoprocessamento

  • Biotecnologia

  • Processos Industriais

Algumas escolas técnicas também podem oferecer aulas de matérias que contribuem para o seu desenvolvimento enquanto profissional e que te garanta um currículo mais interessante.

Disciplinas de empreendedorismo, programas de desenvolvimento profissional e informática básica são alguns bons dos exemplos.

O mercado de trabalho na área do meio ambiente

De acordo com a Catho — uma empresa de tecnologia que funciona como um classificado online para vagas de emprego — no Brasil, a média salarial de um técnico em meio ambiente é de R$ 2.263,88. Nesse mesmo site, porém, podemos encontrar anúncios de vagas com remuneração de R$4.000,00.

As empresas de Engenharia Civil, por assumirem um volume considerável de projetos anuais, são as que mais recrutam técnicos em meio ambiente.

Os demais ramos da engenharia também têm alta demanda por esse profissional, uma vez que os rejeitos e processos de produção devem ser supervisionados de perto por um técnico em meio ambiente.

Assim, podem ser evitados desastres ambientais ou situações semelhantes. Ou seja, a profissão do técnico será sempre necessária nessas empresas.

Ainda tem dúvidas sobre a profissão de um técnico em meio ambiente e sua carreira?

Para te ajudar, disponibilizamos o Guia do curso de Ténicos em Meio Ambiente: tudo que você precisa saber, para download. Você pode baixá-lo gratuitamente clicando aqui e conhecer outros motivos para cursar o técnico em meio ambiente. Boa leitura!

Leia mais

Mande uma mensagem: