Conheça NOSSOS CURSOS:

05

set 18

Técnico em Eletrônica: uma boa profissão?

Curso técnico em eletrônica Curso técnico em eletrônica

A julgar pelos números, o caminhos profissional de um técnico em eletrônica é bastante promissor. Apenas no ano de 2017, esse setor cresceu 24%, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

Segundo a Revista Exame, em julho daquele ano, foram registradas 284 contratações de novos profissionais, uma demonstração de recuperação do setor e indício de crescimento para 2018.

Neste artigo, vamos te dar um panorama das atividades que o técnico em eletrônica desempenha, assim como seu mercado e o conteúdo programático do um curso técnico da área.

Se estiver cogitando buscar essa formação, você pode tirar a maior parte das suas dúvidas abaixo. Leia até o fim.

A atuação no mercado de eletrônica

Desde elaborar projetos, montá-los, realizar a manutenção de equipamentos eletrônicos até desenvolver dispositivos de circuitos e criar e implementar sistemas de automação, o Técnico em Eletrônica tem muitas opções profissionais.

Suas chances de atuação são muitas, já que se distribuem entre empresas de pequeno, médio e grande porte.

Os profissionais dessa área podem atuar em indústrias de manufatura, montadoras, empresas de desenvolvimento de sistemas de automação, assessoria e consultoria tecnológica, informática e assistência técnica.

As áreas de maior demanda para eles, tradicionalmente, são as de construção civil, indústrias, petrolíferas e, principalmente, a metalurgia.

Essa formação proporciona, ainda, espaço em empresas de telecomunicação, hospitais, distribuição de energia e até home office ou atendendo em domicílio, nos casos em que o profissional decidiu trabalhar por conta própria.

Conteúdo programático do curso

Com duração de 18 meses, o Curso Técnico de Eletrônica pode ser feito na modalidade EaD.

Isso facilita bastante a vida de quem deseja se desenvolver profissionalmente ou conquistar seu lugar no mercado de trabalho pela primeira vez, sem ter que lidar com deslocamento e turmas lotadas.

Algumas das matérias oferecidas no no curso são:

  • Eletricidade Teórica e Prática

  • Eletrotécnica Teórica e Prática

  • Informática

  • Práticas e Medidas Elétricas

  • Desenho Técnico

  • Eletrônica Digital Teórica e Prática

  • Organizações e Normas

  • Telecomunicações

  • Automação e Controle Teórico/Prático

  • Eletrônica Teórica e Prática

  • Amplificadores Operacionais: Teoria e Prática

  • Eletrônica industrial Teórica e Prática

  • Programa de Desenvolvimento Profissional

A média salarial do técnico em eletrônica

Segundo o site da Catho — um dos maiores sites brasileiros de classificados de emprego — a média salarial de um Técnico em Eletrônica é de R$ 2.022,30.

No momento da pesquisa (agosto de 2018), mais de 500 vagas de emprego para esses profissionais eram oferecidas. As melhores ofertas de salário, para cargos plenos ou sêniors beiravam os R$5.000,00.

Se identificou com a profissão? Quer entrar no mundo da eletrônica e experimentar as possibilidades de colocação profissional de que o técnico em eletrônica dispõe?

Inscreva-se em nosso curso online. Se preferir, deixe seu contato clicando aqui para que possamos agendar uma conversa e tirar todas as suas dúvidas sobre o curso Técnico de Eletrônica!

Não perca a oportunidade de ir em busca da sua realização profissional. Invista em você e faça o Curso Técnico de Eletrônica a distância no CECON!