O QUE FAZ UM TÉCNICO EM CONTABILIDADE?

Técnico em Contabilidade tem demanda contínua no mercado

Compartilhe:

O técnico em contabilidade é o braço direito do contabilista. Atua, assim, como um auxiliar do contador. Para Alexander Prado, do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), o técnico é uma opção interessante para os escritórios de contabilidade. De acordo com ele, que tem o curso técnico e o superior na área, o técnico sai com conhecimentos práticos muito bons enquanto quem tem o superior em Ciências Contábeis tem uma grade na universidade que propicia que ele exerça um cargo de gestão ou tenha o próprio negócio também.

 

Legalmente, algumas funções são exercidas exclusivamente pelo contador. No entanto, várias funções podem ser desempenhadas pelo técnico em contabilidade:

 

–      Escrituração contábil e fiscal,

–      Registros e lançamentos contábeis de transações financeiras,

–      Cálculo de impostos, juros e taxas,

–      Acompanhamento de contas, receitas e despesas,

–      Elaboração de demonstrativos financeiros e balancetes,

–      Análise de contas patrimoniais e controle patrimonial,

–      Prestação de contas da instituição

 

Por causa da quantidade de tarefas do setor contábil, é raro encontrar um escritório de contabilidade sem técnicos. É um local com grande demanda, já que praticamente todas as empresas precisam de serviços contábeis. Além dos escritórios de contabilidade, há vagas para técnicos em empresas nas quais há setores financeiros maiores. 

 

Por tudo isso, a demanda para o técnico em contabilidade é sempre alta, pois são muitas as obrigações contábeis das empresas, as quais devem ser cumpridas e observadas. Caso contrário, o local tem que arcar com penalidades e multas.

 

Técnico em contabilidade: rápida inserção no mercado

 

O curso técnico em contabilidade também é uma ótima oportunidade para quem quer se inserir rapidamente no mercado de trabalho, já que tem duração de 800 horas, aproximadamente 12 meses.

Também é ideal para quem pretende cursar Ciências Contábeis. Além da base teórica e prática antes de entrar na universidade, o curso técnico possibilita que o profissional comece a trabalhar antes mesmo que comece o período de estágios pedidos pelos contratantes. Sem contar que quem ainda está no Ensino Médio pode fazer o curso. Importante lembrar que o diploma só é entregue depois da conclusão do médio. Dessa forma, o ideal é começar no segundo ano para que o término dos dois coincida e o aluno possa aproveitar todas as oportunidades.

 

Assim, o técnico, futuro contador, sai na frente dos colegas. Enquanto os outros estudantes têm contato com os professores, eles podem ampliar o networking diretamente nas empresas contratantes. Após concluir o curso superior é possível conseguir até uma colocação melhor no mesmo local.

 

Para aproveitar as demandas do setor contábil, qualifique-se, matricule-se no curso técnico em contabilidade do CECON.   

Leia mais

Mande uma mensagem: