Conheça NOSSOS CURSOS:

23

jul 18

Como um curso técnico pode mudar a sua vida profissional

São muitas as razões para que alguém se mantenha no mesmo ramo profissional por muitos anos.

A crise econômica brasileira, vivenciada a partir dos anos 2011 e que tem seus reflexos estendidos até hoje, trouxe consigo a necessidade de todos sairmos de nossas zonas de conforto.

Levando em consideração esse contexto, criamos este artigo. O objetivo dele é te mostrar como um curso técnico pode te dar novas perspectivas profissionais. Acompanhe:

Começando uma nova carreira profissional

Talvez você esteja considerando mudar de profissão. Saiba que não está sozinho e que essa é uma decisão perfeitamente normal entre as pessoas que passaram e estão passando por situações de recolocação ou de insatisfação profissional.

Apesar da taxa de desemprego no Brasil ter atingido o seu maior número dos últimos anos, — com o índice de 13,1% — um estudo recente da ManPowerGroup revela que o Brasil é o quarto país do mundo com maior dificuldade de contratação de mão de obra especializada. Em especial, de profissionais de nível técnico.

Esse pode ser o ponto de partida para que você comece a planejar sua nova carreira profissional. Pense, antes de tudo, naquilo que você sempre teve vontade de fazer, mas teve de abrir mão.

Depois disso, pesquise pelos cursos técnicos em alta no mercado e qual a previsão de que o setor escolhido permaneça nessa mesma crescente por mais tempo.

Não se deixe abater por questões como idade ou ter que que recomeçar do zero. Lembre-se que o tempo trabalhado até o momento não será desperdiçado, independentemente da nova profissão escolhida.

A experiência profissional, seja no relacionamento com os colegas de trabalho, superiores e clientes, sempre será bem vista e reaproveitada, seja qual for a área pretendida.

Impulsionando a carreira com um curso técnico

Outra situação bastante comum é a de o trabalhador que já está empregado, mas que deseja impulsionar a sua carreira dentro da companhia em que atua. Ou, quem sabe, se qualificar ainda mais para buscar oportunidades na mesma área, em outras organizações.

Os cursos técnicos têm duração média de 2 anos, e, por essa razão, é importante se programar bem e ter suas metas pessoais bem traçadas.

Com a forte carência de profissionais de nível técnico no mercado, rapidamente você vai entrar em contato com oportunidades de promoção ou de cargos em outras empresas.

A ascensão profissional vem para aqueles que estão mais qualificados e preparados para isso.

Ou seja, deixe seus superiores cientes de que você está estudando e buscando qualificação na área escolhida.

O mercado dos cursos técnicos

Cursos técnicos são mais voltados à prática. Ou seja, formam trabalhadores para as mais diversas áreas de atuação em setores industriais, da informática, administração, entre outros.

Diferentemente das universidades, que têm currículos muito mais amplos, o curso técnico tem o objetivo único de preparar o aluno para o mercado de trabalho. De preferência, para início imediato.

Os cursos técnicos no Brasil estão divididos em 13 eixos tecnológicos. São eles:

  • Ambiente e Saúde

  • Controle e Processos Industriais

  • Desenvolvimento Educacional e Social

  • Gestão e Negócios

  • Informação e Comunicação

  • Infraestrutura

  • Militar

  • Produção Alimentícia

  • Produção Cultural e Design

  • Produção Industrial

  • Recursos Naturais

  • Segurança

  • Turismo, Hospitalidade e Lazer

Entre todos esses, de acordo com o site Guia da Carreira, especializado em orientação profissional, os profissionais mais bem pagos depois de formados são os da área  da tecnologia.

Por exemplo, aqueles habilitados em Jogos Digitais ou Informática e os técnicos em segurança do trabalho.

Uma das maiores facilidades dos cursos técnicos é a possibilidade de realização do curso à distância. As escolas com bom suporte técnico, reconhecidas pelo MEC e com um corpo docente bem estruturado oferecem formação aos alunos que estudam na modalidade EAD com a mesma qualidade oferecida aos que optam por aulas presenciais.

Talvez você ainda não tenha se decidido pelo curso técnico que mais tem a ver com os seus interesses pessoais. Ou esteja apenas pesquisando sobre como um curso técnico pode te ajudar a mudar sua vida profissional.

Caso esse seja esse o caso, temos algumas opções de leitura sobre alguns cursos específicos que podem te interessar.

Por exemplo o curso Técnico em Química, Técnico em Segurança do Trabalho, curso Técnico em Informática ou o curso Técnico em Meio Ambiente. Aproveite!