Conheça NOSSOS CURSOS:

26

jun 18

Como escolher a instituição de ensino à distância certa para estudar?

Publicado em: 26 de Junho de 2018. Atualizado em: 24 de Setembro de 2018 - 14:50:00. Publicado por: Marcelo Nunes.

As ofertas de ensino à distância se multiplicam em nossas caixas de e-mail. Somos expostos a anúncios nas redes sociais, recebemos panfletos nas ruas. Mas você sabe quais são os critérios que devem ser considerados no momento da escolha?

As ofertas de ensino à distância se multiplicam em nossas caixas de e-mail. Somos expostos a anúncios nas redes sociais, recebemos panfletos nas ruas. Mas você sabe quais são os critérios que devem ser considerados no momento da escolha?

Entenda como a experiência de uma instituição de ensino, sua estrutura e suporte técnico podem garantir uma formação técnica de qualidade e reconhecida no mercado de trabalho. Leia este artigo e tire suas dúvidas!

Exija rigor no planejamento dos cursos

A formação de um profissional não pode depender da sorte ou de improvisos. Por isso, um dos quesitos de maior peso na sua decisão por uma instituição de ensino deve ser a grade curricular do curso.

Saiba de antemão quais serão as matérias ministradas e compare-as entre as escolas pretendidas. Além disso, fique atento à carga horária de cada disciplina e aos módulos do curso.

Não é normal que o conteúdo se diferencie drasticamente entre as instituições. Se a disparidade for muito grande, desconfie.

Normalmente, o que diferencia e torna a grade curricular de uma instituição mais atrativa que outra são as matérias extras. Essas matérias não têm necessariamente relação direta com o tema do curso técnico, mas que enriquecem, e muito, o currículo do profissional.

Observe quais são essas disciplinas e garanta vantagens em uma disputa de vaga de emprego, por exemplo. Veja alguns exemplos dessa disciplina:

  • Português Instrumental

  • Informática Básica

  • Empreendedorismo

  • Programa de Desenvolvimento Profissional

Ainda, não se sinta envergonhado de solicitar o cronograma à instituição com as datas mais importantes do curso e que darão previsibilidade de férias, provas e formatura, entre outros.

Ter o planejamento do curso bem estruturado é o sinal mais claro de que a instituição não abre mão da qualidade do ensino e organização.

E que, mesmo à distância, tem proximidade garantida com o aluno e um compromisso com o aprendizado demonstrado por meio das datas previamente estabelecidas.

Verifique o suporte técnico da instituição

Uma das reclamações mais frequentes entre os consumidores é o abandono pós-venda. O esforço das empresas para vender o produto ou serviço é sempre louvável. Mas e depois de firmado o contrato?

Isso também acontece no caso das instituições de ensino, principalmente à distância. Por essa razão, certifique-se de que a instituição escolhida não vai te deixar “à deriva” depois de iniciado o curso.

Se possível, visite a escola e converse com os profissionais responsáveis por cada área em que você possa precisar de suporte.

Faça um telefonema

Entre em contato com a instituição de ensino à distância que você está sondando. Caso não exista a possibilidade de visitá-la, mesmo que pelo telefone, questione acerca da estrutura da escola.

É importante verificar, antes do início do curso, se os setores da escola são organizados o suficiente. Caso você tenha algum problema com o pagamento ou, até mesmo, queira entrar em contato com algum professor responsável por ministrar as aulas, será fácil realizar o contato com esses setores?

A melhor forma de se certificar disso é testando. Peça para ser transferido para esses setores e crie métricas para avaliar qual atendimento foi superior entre as escolas.

Fatores como biblioteca virtual e sistema do aluno também somam pontos para a instituição que realmente deseja oferecer um serviço completo e cômodo para quem optou pelo ensino à distância.

Infraestrutura é importante mesmo que no meio digital. A plataforma onde o aluno realizará as aulas, por exemplo, deve ser o mais intuitiva possível, de fácil acesso aos materiais do curso e responsiva, de forma a se adaptar bem à computadores, smartphones e tablets.

Certifique-se de que a instituição tem experiência EAD

Os profissionais de nível técnico têm um acréscimo de demanda no mercado crescente, como mostramos aqui no blog da CECON.

Por isso, o mercado de instituições de ensino à distância também cresce diariamente. Assim, priorize as escolas com experiência no ramo EAD, de preferência, as pioneiras no segmento.

Reconhecimento do MEC

Ter o curso reconhecido pelo MEC é o mínimo para que o seu currículo tenha o devido valor no mercado de trabalho depois de formado. Isso porque é o MEC quem avalia se a instituição tem capacidade de formar profissionais com educação de qualidade.

No site da escola, provavelmente, você encontrará o selo de certificação do Ministério da Educação.

Por garantia, você também pode realizar a busca diretamente no site do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC).

Qualificação dos professores

Outro fator importante é saber quem são os profissionais que vão ministrar as aulas no decorrer do curso.

As escolas não costumam se importar de mostrar os currículos dos professores, caso seja solicitado. Então, analise-os bem e tenha certeza de que se trata de um corpo docente capacitado para contribuir com a formação técnica que você escolheu.

Quem opta por cursos à distância, normalmente, tem uma vida mais corrida e possui menos tempo no dia a dia para revisar matérias e estudar por conta própria. Dessa forma, é importante que as aulas ministradas tenham conteúdo de alta qualidade, mas de fácil entendimento. Características que somente um bom professor conseguirá reunir.

Talvez, você tenha começado o caminho inverso e optou por pesquisar instituições de ensino à distância antes mesmo de ter definido o curso para se formar.

Caso esse seja o seu caso, temos algumas opções de leitura sobre alguns cursos específicos que podem te interessar. Por exemplo o curso Técnico em Química, Técnico em Segurança do Trabalho ou o curso Técnico em Meio Ambiente. Aproveite!