CECON

Introdução à Alfabetização

CONTEÚDO:

- Introdução
- A Diversidade na Educação Infantil
- Como Surgiu a Escrita?
- A Prática do Professor na Ed. Infantil
- Os Saberes Docente
- Os Saberes da Educação Infantil
- O Ambiente Alfabetizador
- A Importância do Lúdico no Desenvolvimento do Trabalho com a Linguagem
- A importância do Desenvolvimento da Linguagem Oral
- O Desenvolvimento da Linguagem Escrita
- Que Tipo de Letras se deve Usar na Alfabetização
- Consciência Fonológica e seu Desenvolvimento
- Alfabetizar? Letrar? Ou Alfabetizar Letrando? Qual é a diferença entre
- Alfabetização e Letramento?
- Alfabetização Matemática – Aprender e Ensinar Matemática na Educação Infantil
- A Oralidade e a Matemática
- A diversidade da Ed. Infantil Ideias e Propostas Pedagógicas de autores dos séculos XV, XVI e XVII
 -As ideias de Rosseau na prática de pedagogos (séc. XVIII e XIX)
- Propostas Pedagógicas de Ovide Decroly (1871 – 1932)
- Propostas Pedagógicas de Célestin Freinet (1896-1966)
- Propostas Pedagógicas de Emilia Ferreiro Educar e o Cuidar: O específico da Educação Infantil
- O Lúdico no contexto escolar da Ed. Infantil Memória da Alfabetização
- Revendo a Psicogênese da Língua Escrita
- Os níveis conceptuais linguísticos
- As Concepções sobre a língua subjacentes à prática docente
- Tempo de aprender e de ensinar a ler
- O educador infantil: sua prática na acolhida
- A formação de Professores para a Ed. Infantil
- Bibliografia

Este curso está disponível na modalidade: 
ENSINO A DISTÂNCIA: Quero me Matricular      Solicite contato de nossa equipe

CARGA HORÁRIA:

65 horas

PÚBLICO ALVO:

Gestores da Educação e Professores